terça-feira, 29 de novembro de 2011

PLANO DE AULA: Ana Lucia, Silvana Simone, Janaína Bezerra, Francisco Pereira, Caio Lucena.

TURMA: 6 B
TURNO: TARDE
N DE AULAS: 6
ÁREA DE ENSINO
DATA: 27/11/2001


TEMA: Construir uma cadeia alimentar para os alunos do ensino médio


OBJETIVOS ESPECIFICO:
 ESTRATÉGIA DE ENSINO
 MATERIAL DIDÁTICO
 AVALIAÇÃO


Avaliar os conhecimentos informais sobre alimentação saudável com a introdução da pirâmide com origem e grupos de alimentos
Questionar o que eles mais gostam de comer. Construção de painel sobre alimentação com figuras de alimentos.
Cartolina cola, pincéis atômicos coloridos revistas coloridos, fita adesiva e lápis de cor
Participação dos alunos na construção do painel e debate sobre o que é alimentação saudável.
Apresentação do painel. 


Identificar os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital
Figuras de alimentos ricos em nutrientes para realização de jogos de dinâmicas. Construção de textos “em grupos” baseados em pesquisa de livros.
Revistas sobre saúde, livros (o livro das dietas)
Apresentação dos grupos com os textos construídos na sala de aula.


Entender como se estabelece o fluxo da cadeia alimentar e a sua importância para a construção de uma vida saudável.
Questionar os alunos se sabe o que é pirâmide alimentar. Apresentação da pirâmide alimentar com vídeos sobre alimentação saudável, debater sobre o vídeo elaborar questões.
Data show, e apresentação de vídeo sobre alimentos saudáveis.
Participação dos alunos na sala de aula, avaliação das tarefas de casa sobre o assunto abordado na sala de aula.


Conhecer os seis grupos de alimentos que fornecem nutrientes e indicar suas funções.
Preenchimento da tabela de grupos alimentares, fornecido para cada grupo de 3 alunos, elaboração de perguntas para dinâmica de grupos
Tabela fornecida aos grupos de alunos, pesquisa em apostilas, livros e na internet, tiras de papel para elaboração das perguntas e socializar a pesquisa.
Participação dos grupos no preenchimento da tabela. A dinâmica de grupo com as perguntas e respostas, pesquisar no mercado como estão armazenado os alimentos.


Reconhecer os diferentes fatores que contribuem para ter qualidade de vida e relacionar a alimentação e a prática esportiva na melhoria da qualidade de vida.
Socializar a pesquisa com passeio dos alunos a uma área verde( parque na própria escola), para realização de caminhada com observação de diferentes aspectos do ambiente, lanche coletivo, e comentários sobre a importância de uma dieta equilibrada.
Frutas, sucos, papel e canetas para anotações.
Ver o interesse do aluno de se socializar. Debate sobre as vantagens e desvantagens da qualidade de vida que foram abordados no decorrer do passeio.


Reconhecer a importância da alimentação para o funcionamento do nosso organismo.
Elaboração de trabalho inscrito sobre a importância de ter uma vida saudável através dos alimentos.
Papel paltado, caneta.                                             Pesquisas em jornais, revistas e sites na internet, livros de ciências.
Trabalho escrito sobre a importância dos alimentos para o organismo.                                                                   Socialização da pesquisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário