sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Capítulo V: Prática educativa, pedagogica e didática.José Carlos Libâneo

Processo de ensino e o estudo ativo

A relação entre o processo de ensino e o estudo ativo é colocada como uma atividade com fins direto e específico sendo favorável a aprendizagem ativa; o professor pode discutir, dirigir, estimular e orientar as condições internas e externas do ensino.

O estudo ativo e o ensino

Os conteúdos representam o elemento em torno do qual se executa a atividade de estudo. No estudo ativo é necessário ter uma postura do aluno e do professor diante do conteúdo, é preciso que este estudo ativo seja baseado nas atividades do aluno, de forma a ser observada e compreendida ligando os fatos a matéria com atenção nas explicações do professor, com isso ocorrerá desenvolvimento das capacidades cognoscitivas do aluno ou seja sem o ensino ativo não existe o trabalho docente.

A atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual

O autor declara, que o objetivo da escola e do professor é formar pessoas inteligentes...
O professor se realiza se o aluno compreender a matéria com possibilidade de pensar de maneira independente e criativa sobre ela. O professor apresenta dificuldades do trabalho docente para estimular seus alunos, pois sem entusiasmo e sem adequação o aluno não tem estímulo para seu desenvolvimento, já que esta acostumado ao estilo convencional de aula que será igual para todas as matérias.    
Porém com a grande capacidade do professor, ele consegue ter domínio do conteúdo e elege vários livros de referências, atualizados nas notícias, conhece as características de seus alunos, domina técnicas, didáticas e metodologias, consegue fazer com que as tarefas didáticas se transformem em pensamento para o aluno.

Algumas formas de estudo ativo

No estudo ativo, podemos despertar nos alunos hábitos, habilidades de caráter permanente. O autor cita tarefas e exercícios específicos:


* Exercícios de reprodução- testes rápidos para verificar assimilação e domínio de habilidades.

* Tarefa de preparação para o estudo- Diálogo estabelecido entre o professor/aluno , e observar a  revisão de matérias anteriores.

* Tarefas de fases de assimilação de matérias- Atividades que favoreçam o confronto entre os conhecimentos sistematizados e a realidade dos alunos.

* Tarefas na fase de consolidação e aplicação- compõem-se de exercícios e revisão de fixação.

Fatores que influenciam no estudo ativo

* O incentivo ao estudo-Conjunto de estímulos que estimulam no aluno sua motivação para aprender.
* As condições de aprendizagem para oferecermos condições mínimas de aprendizagem, temos que conhecer muito bem as condições sócio-culturais dos alunos.

* A influência do professor e do ambiente escolar- Certamente o professor e o meio exercem uma influencia muito forte no aluno.

O autor, declara que no ato de estudar e aprender é necessário uma sólida assimilação de conhecimentos para obter a verdadeira aprendizagem , de forma fácil e construtiva para todos.  



2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem!!!
    Após essas considerações: vocês podem apontar para o ensino ativo, contemplar a postura do aluno ou do professor na sala de aula?

    Coloquem uma figura para tornar mais atrativo o blog de vocês.

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  2. Relação de tópicos para avaliação, confira em seu blog (última data para postagem – 06 de Outubro):
    Síntese dos Livros:
    - Libâneo - Capítulos 1, 2, 3, 4 e 5.
    - Freire Pedagogia da Autonomia.
    - Veiga e Castanho - Capítulos - 1 e 2.
    Pesquisas
    - Entrevista o perfil do "Professor Ideal"
    - Plano de Aula (objetivos: geral e específico, justificativa, conteúdo,
    referências)
    - Exemplo de Dinâmica
    - Síntese dos temas debatidos no "Encontro Pedagógico da FAFIRE".

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