terça-feira, 13 de setembro de 2011

Capítulo IV: Prática educativa, pedagogica e didática.José Carlos Libâneo

Processo de ensino na escola
 O magistério é caracterizado pela atividade de ensino das matérias escolares criando uma relação recíproca entre a atividade do professor e a atividade de estudo dos alunos. As relações entre professor, aluno e matéria são dinâmicas coordenadas de ações docentes.

As características do processo de ensino
 O ensino tradicional e suas principais limitações pedagógicas: o professor passa a matéria e o aluno recebe e reproduz o que absorve; é dada uma grande importância a matéria do livro sem dar a ele um caráter vivo; o ensino é transmitido com dificuldade para detectar o potencial do aluno no seu desenvolvimento ao aprender; o docente fica restrito as paredes da sala de aula.

O autor propõe que o ensino seja visado para alcançar bons resultados como ponto de partida no nível de conhecimentos do aluno determinando como principais características: O ensino é um processo que obedece uma direção visando alcançar determinados resultados como o domínio dos conhecimentos adquiridos na sala de aula, hábitos, habilidades, atitudes, convicções e desenvolvimento da capacidade cognoscitiva, dando um caráter bilateral, com as atividades do professor e o aluno.

Processos didáticos básicos: ensino e aprendizagem
 O livro mostra a unidade didática entre ensino e aprendizagem propondo uma analise de cada parte do processo separadamente.
 A aprendizagem é uma atividade humana em que podemos aprender algo. Que pode ocorrer de duas formas: A casual, quando ela é espontânea e pode ser organizada quando for aprender um conhecimento específico.
 A aprendizagem escolar é um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ações física e mental ou seja podemos aprender conhecimentos sistematizados, hábitos, atitudes e valores.
 Este processo de assimilação ativa oferece uma percepção, compreensão, reflexão e aplicação de desenvolvimento com meios intelectuais,motivados com as atitudes dos alunos com a direção e orientação do professor. A aprendizagem humana tem dois níveis: o reflexo e o cognitivo essas interligações determinam  a assimilação ativa das atividades mental e prática dos alunos.
 O livro coloca a atividade planejada, intencional e dirigida, podendo pensar que o conhecimento se baseia na realidade dos alunos na sala de aula.
   A aprendizagem é a assimilação ativa de conhecimentos e de operações mentais, para compreendê-los e aplicá-los consciente e autonomamente é a forma do conhecimento humano relação cognitiva entre aluno e matéria de estudo. O processo de ensino deve estabelecer exigências e expectativas que os alunos possam cumprir, isso faz  com que mobilizem suas energias para impulsionar a aprendizagem.

Três funções do ensino:
Organizar os conteúdos para transmissão, oferecendo ao aluno relação subjetiva com os mesmos.
Ajudar os alunos nas suas possibilidade de aprender.
Dirigir e controlar atividade do professor para os objetivos da aprendizagem.

Estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino

Este processo explica a didática como a ação recíproca entre três componentes; os conteúdos, o ensino e a aprendizagem. O processo de ensino trabalhado no docente é um sistema articulado, formado pelos objetivos, conteúdos,métodos e condições, sendo o professor o responsável pela condução.
O autor, diz que o ensino consiste ao mesmo tempo na condução do estudo e na auto-atividade do aluno, levantando a contradição deste fato, deixando as dificuldades de execução da tarefa docente e que a didática contribui para tentar solucionar esta contradição entre ensino e aprendizagem.

Condições para que a contradição se transforme em força motriz:

 - Dar ao aluno consciência das dificuldades que aparecem no confronto com um conhecimento novo que não conhecem.
- O volume de atividades, conhecimento e exercícios devem considerar o preparo prévio do aluno.  
- Estas condições devem constar do planejamento.

A estruturação do trabalho docente

O autor refere-se ao entendimento errôneo que o trabalho docente na escola é passar a matéria de acordo com o livro didático, mostra a estrutura da sala de aula que deve ter um trabalho ativo e conjunto entre o professor e aluno, com metodologia específica das matérias .

Cinco momentos da metodologia de ensino em sala de aula:

-Orientação inicial dos objetivos de ensino aprendizagem.
-Transmissão/ assimilação da matéria nova.
-Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e hábitos.
-Aplicação de conhecimentos, habilidades e hábitos.
-Verificação e avaliação dos conhecimentos e habilidades.

O caráter educativo do processo de ensino e o ensino crítico

O caráter educativo do processo de ensino está ligado com o ensino crítico, dando a ele característica mais ampla, social e pedagógica, político determinando uma postura frente às relações sociais vigentes a prática social.     

2 comentários:

  1. RECURSOS DIDÁTICOS -
    Dinâmicas online – Disponível em: http://www.formador.com.br/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Blog dos poetas – Disponível em: http://blogdospoetas.com.br/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Arteirinhos – Arte na Educação – Disponível em: http://arteirinhos.blogspot.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Caldeirão de ideias – Disponível em: http://nteitaperuna.blogspot.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Educatube – Disponível em: Acesso em: http://educa-tube.blogspot.com// Setembro de 2011.
    70 anos de cinema – Disponível em: http://www.65anosdecinema.pro.br/paginaPrincipal.jsf Acesso em: Setembro de 2011.
    Guia de uso de imagens – Disponível em: Acesso em: http://blosque.com/31-sites-onde-achar-imagens-para-o-seu-blog-guia-de-uso-de-imagens/ Setembro de 2011.
    Porta-curtas Petrobras – Disponível em: Acesso em: http://www.portacurtas.com.br/index.asp Setembro de 2011.
    Para baixar música – Disponível em: http://addsite.wordpress.com/2008/10/05/35/ Acesso em: Setembro de 2011.
    100 músicas × 100 anos – Disponível em: http://www.planetarei.com.br/100anos/index.htm Acesso em: Setembro de 2011.
    Artes plásticas – Disponível em: http://www.artknowledgenews.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Domínio Público – Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp;jsessionid=B4A5919DD4E04B2FD29D5A0C1FDDE6F9 Acesso em: Setembro de 2011.
    Biblioteca Digital Mundial – Disponível em: http://www.wdl.org/pt/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Planeta Tic – Disponível em: http://www.planeta.sitedaescola.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Jogo dramático – Disponível em: http://jogodramatico.blogspot.com/ Acesso em: Setembro de 2011.

    ResponderExcluir
  2. Janaína, Josilene e Silvana, primeiro, parabéns por estarem em dia com as postagens:
    Faltam apenas as atividades desta semana.

    Foi bom ter destacado: as "Três funções do ensino" e "Cinco momentos da metodologia de ensino em sala de aula:" e "O caráter educativo do processo de ensino e o ensino crítico".

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir