segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Capítulo III: Prática educativa, pedagogica e didática.José Carlos Libâneo

Didática: Teoria da Instrução e do Ensino
       Neste capítulo o autor trata dos temas que estão voltados aos fundamentos educacionais proporcionados pela teoria pedagógica colocando em exercício o profissional da educação.
A didática como atividade pedagógica escolar: A didática propõem o fazer pedagógico na escola em sua dimensão político social e técnica sendo indispensável para a disciplina. Na educação escolar ocorre uma mediação no processo de ensino através dos conteúdos escolares e aprendizagem na formação de diretrizes para orientar as atividades dos professores, ao mesmo tempo serve para dirigir a atividade de ensino.
 O autor ressalta os termos fundamentais para estruturação escolar, a instrução como processo e o resultado da assimilação sólida dos conhecimentos; o currículo como expressão de conteúdos de instrução; a metodologia como conjunto de procedimentos de investigação. Tem como temas fundamentais: Os objetivos sócio-pedagógicos, os conteúdos escolares, os princípios didáticos, os métodos de ensino aprendizagem, as formas organizadas do ensino, aplicação de técnicas e recursos, controle e avaliação da aprendizagem.
Objetivo de estudo: o processo de ensino: Tem como principal objetivo a educação escolar, assimilação de conhecimentos e habilidades, destacando o trabalho docente como mediação da relação cognitiva do aluno e a maneira de ensinar. Libâneo coloca que ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo em torno das matérias do ensino sob a direção do professor.
Os componentes do processo didático: O ensino envolve uma atividade complexa influenciada por condições internas e externas das situações didáticas, refere à relação entre o aluno e a matéria, com objetivo de mediação do professor, aluno, pais inseridos na dinâmica das relações, com determinantes econômicossociale sóciocultural. Tendo como elementos da didática: Conteúdos das matérias, ação de ensinar, ação de aprender.
Desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas: Toda a história da didática está relacionada com o aparecimento do ensino e as atividades planejadas a dedicada instrução. Desde os primórdios que forma de educar e aprendizagem são passada dos adultos para os mais jovens através de rituais, embora sem o planejamento didático. Após a idade média os gregos e romanos desenvolveram formas de ações pedagógicas nas escolas, mosteiros, igrejas em poucas universidades. Já no século XVII, quando João Amós Comênio (1592-1670), escreveu a primeira obra clássica sobre didática conhecida por Didacta Magma. Comênio desenvolveu varias idéias avançadas para à prática educativa nas escolas, mesmo sem aprovação do clero.
Ele produziu os seguintes princípios: A finalidade da educação é conduzir a felicidade eterna com Deus, fazer parte da natureza humana, ser educado com seu desenvolvimento natural, a assimilação dos conhecimentos em regime de forma não mecanizada, métodos intuitivo consiste em observação dos órgãos dos sentidos.                                                        
Durante os séculos seguintes outros pensadores foram adotados as idéias de Comênio, um desses pensadores é Jean Jacques Rousseau (1712-1778), e outro grande influente de suas obras é Pestalozzi. Durante os séculos seguintes as idéias pedagógicas de Comênio, Rosseau, Pestalozzi, Herbart e outros que não foram possíveis mencionar mudou a pedagogia da Europa e depois difundiu para o mundo, a pedagogia no Brasil passou a viver as principais práticas educativas materialistas e dialéticas, dessa forma houve formulação na teoria crítico social da educação no Brasil.
Tendências pedagógicas no Brasil e a Didática: Estudos sobre a história da didática no nosso país e suas lutas, nós últimos anos geraram tendências pedagógicas em duas correntes: As de cunho liberal didática de uma disciplina normativa, com regras e procedimentos padrões, centrando a atividade de ensinar no professor e usando a palavra (transmissão oral) como recurso pedagógico. As de cunho progressivista direção de aprendizagem, o aluno é o sujeito deste processo e o professor oferece condições para estimular o interesse do aluno, o professor não ensina, ajuda o aluno a aprender.
O autor coloca as principais tendências progressivas que tomaram força nos anos 80, com as teorias críticas da educação, também lista as várias divisões de duas tendências e explica suas diferenças vitais.
A Didática e as tarefas do autor: O corpo docente determina a linha e a qualidade do ensino, entendido como atividade pedagógica do professor.
O autor traça os principais objetivos primordiais: Assegurar ao aluno domínio duradouro e seguro dosconhecimentos, criar condições para o desenvolvimento de capacidades e habilidades visando autonomia na aprendizagem e independência de pensamento dos alunos, orientar as tarefas do ensino para a formação da personalidade.
O autor levanta os principais pontos de planejamento escolar: Compreensão da relação entre educação escolar e objetivo sócio-políticos, Domínio do conteúdo e sua relação com a vida prática, capacidade de dividir a matéria em módulos ou unidades, conhecer as características sócio-culturais e individuais do aluno, domínio de métodos de ensino, conhecimento dos programas oficias, manter-se bem informado sobre livros e artigos ligados a sua disciplina e fatos relevantes.
A direção do ensino requer outros procedimentos do professor: Conhecimento das funções didáticas, compatibilizar princípios gerais com conteúdos e métodos da disciplina, domínio dos métodos e de recursos tauxiares, habilidade de expressar idéias com clareza, tornar os conteúdos reais, saber formular perguntas e problemas, conhecimento das habilidades reais dos alunos, oferecer métodos que valorizem o trabalho intelectual independente, ter uma linha de conduta de relacionamento com alunos, estimular o interesse pelo aluno.
Para avaliação o professor usar tais procedimentos: Verificação continua dos objetivos alcançados e do rendimento nas atividades, dominar os meios de avaliação diagnóstica, conhecer os tipos de provas e de avaliação qualitativa.
Todos esses requisitos são necessários para o professor poder exercer sua função docente diante dos alunos onde trabalha. No seu ato profissional o professor exercita o pensamento para descobrir as relações sociais reais que envolvem a disciplina e sua inserção na sociedade globalizada olhando para frente e por traz das aparências do livro didático ou até mesmo das ações pré-estabelecidas.

2 comentários:

  1. Janaína, Josilene e Silvana, gostei muito dos pontos destacados em sua síntese. Destaco os aspectos:
    - Didática como atividade pedagógica escolar
    - Os componentes do processo didático:
    - Objetivo de estudo da didática
    - Pontos De Planejamento Escolar

    Atividade computada - Parabéns!!!

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