segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pedagogia da Autonomia

Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia  (Resumo)
Para Freire, ensinar é algo profundo e dinâmico onde a questão de identidade cultural que atinge a dimensão individual e a classe dos educandos, é essencial à prática educativa progressista, portanto torna-se imprescindível solidariedade social e política para se evitar um ensino elitista e autoritário como quem tem o exclusivo do saber articulado.
Freire, explica as razões para analisar a prática pedagógica do professor em relação à autonomia de ser e de saber do educando. Enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um suspeito social e histórico, e da compreensão de que formar é muito mais do que treinar o educando no desempenho de destrezas. Ele define esta postura como ética e defende a idéia de que o educador deve buscar essa ética, a qual chama de ética universal do ser humano que é essencial para o trabalho docente. Em sua análise, menciona alguns itens fundamentais para a prática docente: Afirma que não há docência sem discência, pois quem se forma, forma e re-forma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. Ele deixa claro que o ensino não depende exclusivamente do professor, assim como aprendizagem não é algo apenas do aluno.                    
Afirma quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender, ele justifica que o professor não é superior nem melhor ou mais inteligente, porque domina conhecimentos que o educando ainda não conhece, mas é como o aluno participante que se constrói o processo da aprendizagem.
Para Freire, saber pensar é duvidar de suas próprias certezas e suas verdades, se o docente faz isso, terá facilidade de desenvolver em seus alunos o mesmo, ensinar requer aceitar os riscos do desafio do novo e inesperado enriquecendo seu conhecimento e rejeitando qualquer forma de discriminação de pessoas em qualquer classe social.
A obra expõe os saberes que considera necessários para uma boa prática docente, orientando e ao mesmo tempo incentivando aos educadores e educadoras a refletirem melhor sobre seus métodos pedagógicos, modificando o que é necessário para um bom trabalho com a certeza de um bom êxito de seus alunos, que ás vezes é necessário mudar para obter um retorno imediato da prática pedagógica.
Paulo Freire procurou ressaltar os problemas educativos da sociedade, e propôs uma prática educativa melhor para orientar os professores através da rigorosidade metódica, da pesquisa da ética e estética, buscando a competência profissional, mas respeitando o saber do educando e o seu reconhecimento cultural, rejeitando todas as formas de descriminações, ressaltou uma crítica construtiva de reflexão para a prática pedagógica em saber dialogar e escutar mostrou que os educandos devem ser tratados com alegria, esperança e liberdade, que a autoridade não deve ser autoritária e que a prática educativa transforma todos os educadores e educandos para que tenham um clima de respeito mútuo transformando a disciplina saudável e lhes garantindo o direito de uma sociedade com  dignidade para todos. Para o autor as mudanças devem ser reais para a sociedade seja no campo da economia, das relações humanas, da propriedade, do direito ao trabalho, a terra, a educação, e a saúde, todo mundo tem direito a leitura como ponte de libertação e autonomia para pensar e melhorar seu desenvolvimento.

2 comentários:

  1. Silvana Simone, Janaína Bezerra, Josilene da Silva, muito bem registrado a síntese do livro de Freire. Parabéns!!!
    Destacaram frases que trazem grande ensinamentos, como “quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender”e a abordagem da ética do professor.
    Mas, ele também destacou que ensinar exige... o quê do professor? Destaque as frases que ele citou...

    Vão ficar encantadas ao registrarem....
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Silvana Simone, Janaína Bezerra, Josilene da Silva, conheçam os blogs dos colegas.
    ENDEREÇO DOS BLOGS - GRUPOS
    1. http://www.luzesdadidatica.blogspot.com/ - Neydjane Oliverira e Carliane Almeida
    2. http://www.resumodidatica.blogspot.com - Camila Berengyer, Gil Lacerda, Erica Priscila, Mariana Priscila
    3. http://biodidatica.blogspot.com/- Gabriela, Mônica e Ana Carolina
    5. http://aprendizagemdopensar.blogspot.com/ - Ana Lucia e Camila Silva
    6. http://bloggandopelavida.blogspot.com - David Luan, Caio Lucena, André da Paz
    7. http://www.profdidaticados.blogspot.com - Bruno Luis, Thamirys Suellen, Francisco Pereira
    8. http://www.turmadopaje.blogspot.com/-Ewerton Silva, Camila Albuquerque, Larissa Graziell
    9. http://www.oensinodavida.blogspot.com/- Silvania Moreno, Juliana Vasconcelos e Karol

    Blog da Turma - http://fafirebiologiadidatica20112.blogspot.com/

    ResponderExcluir