sexta-feira, 7 de outubro de 2011

V encontro FAFIRE. Formação integral é formação para cidadania.

Cidadania, Cultura Popular e Turismo Cultura


Palestrante: Darciel Santos


27/09/2011 - No ECOTUR foram abordados os assuntos:
A Cultura Popular, Patrimônio e Cidadania.
A cultura veio através das tradições e costumes que foram passados de geração à geração.
São culturas de pessoas de diferentes regiões com comportamentos crenças e opiniões diferentes no contexto do ambiente onde vivem. O turismo preserva essas raízes do povo. Exemplo: A cultura tribal, o carnaval de Pernambuco, musicas de frevo.
A cultura vem perdendo sua origem devido ao capitalismo que vem crescendo e modificando toda uma história de grande importância no enriquecimento cultural. A cultura é um patrimônio espontâneo, popular de uma sociedade e de um estado.
Cidadania - É um direito designado à todos os cidadões que moram numa cidade e que cumprem seus deveres, tendo o direito de realizar o turismo, respeitando as tradições locais de onde estejam visitando.


Palestrante: Profº Eduardo Fonseca - Fafire e Profª Ana Vila Nova - Fafire
Mediadora: Shalimar Gonçalves - Fafire

28/09/2011 - Democracia, Ética, Cidadania e Responsabilidade Social são conceitos que fazem parte da vida do cidadão com a responsabilidade de viver dentro de uma sociedade. Esses conceitos aprendemos no convívio em nossas casas, em sala de aula onde colocamos em pratica com responsabilidade e compromisso de promovermos uma educação junto com a cidadania que é um direito de todos com igualdade social.


Debatedores: Profª Andréa Karla - Fafire, Profº Múcio Banja - Fafire e Profº Jorge José - Fafire

29/09/2011 - O tema meio ambiente e sustentabilidade foram apresentados com o filme: O Lixo Extraordinário, retratando o trabalho do artista plástico Vik Muniz, no aterro sanitário de Jardim Gramacho, que fica situado na periferia do Rio de Janeiro.
Vik focou os catadores de materiais recicláveis mostrando seu convívio onde a dignidade é desprezada e enfrentando muitas barreiras dentro de uma sociedade, esse tema foi abordado para expor a importância e a necessidade de analisar novas maneiras de destinar os resíduos sólidos, sem prejudicar a população que sobrevive desses resíduos.

Todos os encontros foram fundamentais para o processo informativo e cultural na formação de professores, de uma forma concreta onde ocorreram trocas de conhecimentos entre os alunos e palestrantes.


Postato por: Janaína, Josilene e Silvana Simone.


Um comentário:

  1. Atividade computada.

    Mas, qual foi o horário que vocês participaram deste encontro?
    Manhã, tarde ou noite?

    ResponderExcluir