domingo, 23 de outubro de 2011

Resumo da aula 19/10/2011

Apresentação de seminários:  Baseados nas tendências pedagógicas.

 Na tendência liberal tradicional a escola prepara os alunos nos aspectos moral e intelectual para assumir sua posição na sociedade. Este conhecimento é um direito de todos alunos, mesmo aqueles que apresentem dificuldades de aprendizado são capazes de aprender e se igualar aos outros alunos capazes.

Os métodos são centrados na exposição verbal da matéria, suas atividades de fixação é a repetição de conceitos para uma melhor memorização, e a relação professor e aluno é totalmente formal predominando a autoridade do professor na sala de aula.

Na tendência progressista renovadora a relação do aluno com o professor é positiva e democrática a escola  prepara o aluno para as necessidades do meio social. Sua metodologia é baseada em pesquisas e descobertas, sendo avaliadas de forma qualitativa.

 Tendência tecnicista a relação professor aluno é de forma objetiva com papéis definidos. Sua metodologia é fundamentada na transmissão de informações. A escola trabalha o comportamento humano, e utiliza manuais de ensino elaborados por especialistas na área para formar boa mão-de-obra para a sociedade. Suas avaliações são verbais e objetivas.

 Tendência libertária o aluno e o professor possuem o poder de decisão. Sua avaliação valoriza a produção  do aluno, a escola valoriza a aprendizagem informal e sua metodologia é autogestão quando as matérias são colocadas a disposição dos alunos sem cobra-los.

  A tendência libertadora foi baseada na tendência de Paulo Freire, onde retrata a relação dialógica do professor e o aluno, com uma metodologia formada por grupos de alunos onde discutem os temas que são geradores de estudo, com objetivo de transformar uma sociedade instruída.

 Na tendência crítico-social o professor e o aluno trocam idéias e conhecimentos, sua metodologia é a interação de conteúdos com a realidade social. A escola ensina ao aluno a ver o mundo adulto e suas contradições. Sua avaliação é problematizada nos conteúdos para o aluno poder resolver com seus conhecimentos adquiridos na escola.

 Postado por : Silvana Simone, Janaína Bezerra, Josilene Maria.

2 comentários:

  1. Ainda, vejo quase as mesmas palavras deste trabalho como o das alunas do blog: http://aprendizagemdopensar.blogspot.com .
    A delas postada nas 9h45 e vocês 15h50

    Claro muita coisa acrescida, todavia muitas frases idênticas, palavras e frases. E aí?
    Aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
  2. I would do merit casino no deposit bonus
    I would do merit casino no 메리트카지노총판 deposit bonus 2020-02-13 21:45:57 I would like to play at a casino 온카지노 without any of the casinos, it's very 인카지노 easy to find what is in the list. I

    ResponderExcluir