terça-feira, 29 de novembro de 2011

PLANO DE AULA: Ana Lucia, Silvana Simone, Janaína Bezerra, Francisco Pereira, Caio Lucena.

TURMA: 6 B
TURNO: TARDE
N DE AULAS: 6
ÁREA DE ENSINO
DATA: 27/11/2001


TEMA: Construir uma cadeia alimentar para os alunos do ensino médio


OBJETIVOS ESPECIFICO:
 ESTRATÉGIA DE ENSINO
 MATERIAL DIDÁTICO
 AVALIAÇÃO


Avaliar os conhecimentos informais sobre alimentação saudável com a introdução da pirâmide com origem e grupos de alimentos
Questionar o que eles mais gostam de comer. Construção de painel sobre alimentação com figuras de alimentos.
Cartolina cola, pincéis atômicos coloridos revistas coloridos, fita adesiva e lápis de cor
Participação dos alunos na construção do painel e debate sobre o que é alimentação saudável.
Apresentação do painel. 


Identificar os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital
Figuras de alimentos ricos em nutrientes para realização de jogos de dinâmicas. Construção de textos “em grupos” baseados em pesquisa de livros.
Revistas sobre saúde, livros (o livro das dietas)
Apresentação dos grupos com os textos construídos na sala de aula.


Entender como se estabelece o fluxo da cadeia alimentar e a sua importância para a construção de uma vida saudável.
Questionar os alunos se sabe o que é pirâmide alimentar. Apresentação da pirâmide alimentar com vídeos sobre alimentação saudável, debater sobre o vídeo elaborar questões.
Data show, e apresentação de vídeo sobre alimentos saudáveis.
Participação dos alunos na sala de aula, avaliação das tarefas de casa sobre o assunto abordado na sala de aula.


Conhecer os seis grupos de alimentos que fornecem nutrientes e indicar suas funções.
Preenchimento da tabela de grupos alimentares, fornecido para cada grupo de 3 alunos, elaboração de perguntas para dinâmica de grupos
Tabela fornecida aos grupos de alunos, pesquisa em apostilas, livros e na internet, tiras de papel para elaboração das perguntas e socializar a pesquisa.
Participação dos grupos no preenchimento da tabela. A dinâmica de grupo com as perguntas e respostas, pesquisar no mercado como estão armazenado os alimentos.


Reconhecer os diferentes fatores que contribuem para ter qualidade de vida e relacionar a alimentação e a prática esportiva na melhoria da qualidade de vida.
Socializar a pesquisa com passeio dos alunos a uma área verde( parque na própria escola), para realização de caminhada com observação de diferentes aspectos do ambiente, lanche coletivo, e comentários sobre a importância de uma dieta equilibrada.
Frutas, sucos, papel e canetas para anotações.
Ver o interesse do aluno de se socializar. Debate sobre as vantagens e desvantagens da qualidade de vida que foram abordados no decorrer do passeio.


Reconhecer a importância da alimentação para o funcionamento do nosso organismo.
Elaboração de trabalho inscrito sobre a importância de ter uma vida saudável através dos alimentos.
Papel paltado, caneta.                                             Pesquisas em jornais, revistas e sites na internet, livros de ciências.
Trabalho escrito sobre a importância dos alimentos para o organismo.                                                                   Socialização da pesquisa


sábado, 26 de novembro de 2011

Entrevista a professores de biologia

Plano de aula

1- Na elaboração do "plano de ensino" (anual ), para trabalhar na turma, você acha importante ser elaborar em conjunto com colegas que trabalham a mesma disciplina ou ver que não faz sentido, prefiro fazer sozinho?

R-Trabalhar a elaboração do plano de ensino, prefiro que seja coletivo, favorecendo a troca de idéias.

2- Para definir o plano de ensino-você acha importante considerar: os PNCs (delineados pela secretaria de educação ), perfi da turma e as propostas dos livros didáticos?

R-Trabalhar os PCNs de acordo com o perfil da turma e as propostas do estado e escola.

Plano de aula

1-Você se preoculpa em elaborar o plano de aula?

R-Sim, torna mais segurança a aula e conforto ao professor e aluno.

2- Seu "plano de aula" é contruído semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente? Quem participa desta elaboração?

R- Prefiro que seja semestral para conhecer a turma é assim apropriado o plano de aula, geralmente o plano é construido com a esperiência de outros professores.

3- Ao definir o tema e conteúdos de ensino a ser trabalhado com os alunos em sala de aula, o que você considera relevante?

R-Perfil da turma, cultura da comunidade e idéia central da escola.

O que leva em consideração para definir o material didático para sua prática pedagógica?

R-O plano de aula e a cultura da comunidade.

5- Que instrumentos avaliativos, mais comuns, você lança mão para avaliar seus alunos?

R- Prova, questionários semanal,comportamento dos estudantes ( socialização de idéias entre os estudantes).

Metodologia de ensino

1- Qual(is) o(s) procedimento(s) metodologico(s) você acha mais eficaz a ser aplicados em sala de aula? Isto é, qual a metodologia de ensino que usa mais?

R-Exercícios, aulas expositivas , vivência do conteúdo de alguma forma.

2-Na sala aula, como seus alunos participam? E, como se dá a interação entre aluno x professor, em sala e aula?

R- 20% perguntam, 80% ficam atentos e falam baixo no ouvido do outro e assim coloco os estudantes a vivenciar o que é exposto em sala de aula.

3- Você prefere que os alunos utilizem nos seminários ou trabalhos em sala aula?

R- Não entendi muito bem! mas coloco para trazer cartaz figuras para serem colocados no retroprojetor.

Específica

Que mensagem você deixaria para os alunos de licenciatura em biologia, quanto seu papel social?

R-Vivencie as experiências de sala de aula com seus alunos e terá resultados vantajosos.
   " A raiz da educação é amarga mais os frutos são doces".


Entrevistado: Juscelino.

Postado por : Josilene Maria

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Síntese da aula do dia 24/11/11

A professora Renilze íniciou a aula com apresentação de slides com o tema: Planejamento.
Nele foi abordado tudo que vai se trabalhar de específico.
O objetivo: Trabalha na identificação da função de algo concreto.
A estratégia de ensino: É como você vai trabalhar na aula, a maneira que vai descrever os tópicos de forma clara ser objetivo, seja em slides, atividades em grupo e outras.
A avaliação de aprendizagem: Baseada em Luckesi, são os meios de conservação ou transformação social.
Os contextos pedagógicos: São dominantes, hegemônico, conservador. pois todos os alunos são iguais exacerbados nos meios técnicos.
O estático: verifica o pedido, o educando permanece no mesmo.
O disciplinador: faz o julgamento exacerbado.
O novo modelo avaliativo: É pensar o que é importante para um julgamento de valor qualitativo sobre as manifestações, seria como aconteceu, a data em vista.
As perspectivas diagnóstica: Conduz a novos diagnósticos do aluno como identificar e tomar as decisões. Vimos a analise de erros com exemplos na matemática.
A perspectiva formativa: Visa a tomada de decisão do ensino sempre avaliado.
Como avaliar: Os critérios avaliativos diante dos objetivos de ensino relacionados direto ao aluno com competência.
Instrumentos avaliativos: Podem ser os testes, exercícios, relatórios, projetos, monografias, memorial, prova, resenha e etc.
Na avaliação do aluno: A formação holística do aluno, a construção de conceitos, procedimentos, atitudes, sentimentos afetivos relacionados ao emocional, a auto-controle, auto-motivação, interesse visando a formação integral do aluno.
A avaliação comtempla a construção do indivíduo com ação do professor.
 Para Luckesi, a atividade racional é definida dentro do encamihamento político e decisório a favor da competência de todos para a participação democrática da vida social.    

Em seguida a professora Renilze formou grupos de alunos e recebemos matérial didático com temas diferentes para cada grupo, elaboramos uma música com o conteúdo do nosso tema que foi: instrumentos avaliativos e fizemos uma música baseada na cantiga de criança atirei o pau no gato.
 A música: Fizemos um questionário para teste com exercício de auto-avaliação, houve pesquisa e debates com analise e reflexões, a apresentação teve participação discursiva e comunicativa junto com relatório para prova que vale 10 vale 10.

Em seguida a professora passou um vídeo com o tema Pixar.

Postado por: Silvana Simone e Janaína Bezerra e Francisco Pereira.

Síntese da aula do dia 23/11/11

A aula teve ínicio com uma reflexão do tema: Qual o momento avaliativo que mais lhe marcou enquanto estudante. A professora Renilze pediu para cada aluno responder, em seguida formamos grupos de 3 alunos e debatemos sobre o tema e explanamos nosso ponto de vista diferentes, de forma que observamos a interação dos grupos com suas maneiras diferentes de pensar.

Em seguida a professora Renilze passou uma leitura sobre a avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer, onde realizamos a leitura e destacamos alguns trechos, depois os grupos se socializaram destacando as partes que acharam interesante e debatemos junto com a professora.


Postado por: Silvana Simone e Janaína Bezerra, Josilene Silva.

Síntese da aula do dia 17/11/11

Foi abordado em sala de aula um mapa conceitual onde observamos o cronograma sequencial com 8 aulas, e o professor é quem planeja e passa para o aluno. Neste cronograma é feito uma sequência didática com: introdução, conhecimento prévio, problematização, sistematização e avaliação.

A professora Renilze abordou um tema: Projeto alimentação fonte de vida, neste tema ela abordou a justificativa que define fatores de várias ordens seja físico, psíquico e social que interferem no desenvolvimento humano e que na educação escolar deve valorizar o equilíbrio dinâmico.

Foi abordado o objetivo geral que o professor é quem estímula o aprendizado e promove situações diferentes para melhor aproveitamento do aluno.
O objetivo específico defini qual o aluno vai chegar a uma reflexão dos seus conhecimentos construídos na sala de aula.
O plano de aula tem como objetivo conduzir o aluno a compreensão sobre a importância do conteúdo que o professor vai aplicar e o aluno por sua vez vai colaborar descobrindo melhor forma de aprendizado e como vai aplicar no seu trabalho ou no seu projeto de vida social.

Postado por: Silvana Simone e Janaína Bezerra, Josilene Maria.

Síntese da aula do dia 16/11/11

A aula teve ínicio com uma revisão do plano de aula, onde abordamos o significado de currículo e suas divisões: o pessoal e o ensino ( curso ).

No plano de ensino observamos a ementa da dísciplina, que conteúdos vão ser abordados, qual a carga horária deve ser aplicada, que livros devem ser usados se vai ser obrigatório ou não, vimos todo conograma que o professor vai dar durante o ano todo ou todo semestre.
O professor faz a análise reflexiva do que planejou e executou no sentido e obter o resultado do que foi bom e o que não contribuiu para acrescentar no conhecimento do aluno.

No plano de aula foi abordada a sequência de atividades, que pode ser através de leituras, vídeos, debates, dinâmica entre alunos, o professor é quem faz o planejamento da situação para o aluno descobrir a dísciplina de forma agradável. Este plano de aula também pode ser interdisciplinar porém nem toda instituição de ensino nao tem tempo para elaboração.

Em seguida formamos vários grupos e começamos a elaboração de uma parte do plano de aula com abordagem do assunto pela professora Renilze.

Postado por: Silvana Simone e Janaína Bezerra, Josilene Maria

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Plano de Ensino

Professora: Ana Guerra
PLANO DE ENSINO.
1 – Na elaboração do “Plano de Ensino” (anual), para trabalhar na turma, você acha importante elaborar em conjunto com colegas que trabalham a mesma disciplina ou ver que não faz sentido, preferindo fazer sozinho?
R= Elaborar juntos com os colegas, para que os assuntos fiquem interligados para facilitar a didática com os alunos.
2 – Para definir o Plano de Ensino - você acha importante considerar: os PCNs (delineados pela Secretaria de Educação), perfil da turma e as propostas dos livros didáticos?
R= Os PCN’s e os perfil das turmas, para que o plano de ensino fique elaborado com a atualidade.
 PLANO DE AULA.
1 – Você se preocupa em elaborar o Plano de Aula?
R= Sim, por que um professor sem ter um plano de aula, é um professor desorganizado.
2 – Seu “Plano de Aula” é construído semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente? Quem participa desta elaboração?
R= Semanalmente sozinho, mensalmente juntos com outros professores e coordenação.
3 – Ao definir o tema e conteúdos de ensino a ser trabalhado com os alunos em sala de aula, o que você considera relevante?
R= O tema pré- elaborado no plano de ensino e adaptação com atualidade.
4 – O que leva em consideração para definir o material didático para sua prática pedagógica? 
R= O tema a ser apresentada na sala de aula, pesquisa com os alunos, vídeo a ser apresentado.


5 - Que instrumentos avaliativos, mais comuns, você lança mão para avaliar seus alunos?
R= Provas e Seminários
 METODOLOGIA DE ENSINO.
1 – Qual(is) o(s) procedimento(s) metodológico(s) você acha mais eficaz a ser aplicados em sala de aula? Isto é, qual a metodologia de ensino que usa mais?
R= Apresentar o tema e debate com os alunos.
2 – Na sua aula, como seus alunos participam? E, como se dá a interação entre aluno X professor, em sua sala de aula?
R= Participação boa.
3 - Você prefere que os alunos utilizem nos seminários ou trabalhos em sala de aula?
R= Seminários, por que eles mostram o que aprendeu em sua pesquisa especifica.
ESPECÍFICA
Que mensagem você deixaria para os alunos de licenciatura em biologia, quanto seu papel social?
R= Trabalhe com amor pela sua profissão e pela melhoria mundial.
 Aluna: Janaina Bezerra de Brito

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Entrevista a professor de biologia

Plano de ensino

1- Na elaboração do "plano de ensino" (anual), para trabalhar na turma, você acha importante ser elaborar em conjunto com colegas que trabalham a mesma disciplina ou ver que não faz sentido, preferindo fazer sozinho?

Resposta: Acho importante trabalhar em grupo pois será uma única metodologia aplicada no colégio.

2- Para definir o plano de ensino- você acha importante considerar: os PCNs (delineados pela Secretaria de educação), perfil da turma e as propostas dos livros didáticos?

Resposta:Considero o perfil da turma, pois trabalho dentro do contexto das propostas didáticas da escola.

Plano de aula

1- Você se preocupa em elaborar o plano de aula?

Respostas: Sim, pois tem que ter panejamento para não repetir o assunto.

2- Seu "plano de aula" é construido semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente? Quem participa desta elaboração?

Resposta: Faço meu plano de aula semestralmente e anualmente sozinha ou em conjunto.

3- Ao definir o tema e conteúdos de ensino a ser trabalhado com os alunos em sala de aula, o que você considera relevante?

Resposta: Primeiro considero o conhecimento prévio do assunto, procuro saber o que os alunos trazem na sua bagagem de conhecimento do assunto.

4- O que leva em consideração para definir o material didático para sua prática pedagógica?

Resposta: Procuro ver um livro com qualidade e praticidade de ensino com conteúdo e metodologia do ensino onde o aluno possa desenvolver uma boa aprendizagem.

5- Que instrumentos avaliativos, mais comuns, você lança mão para avaliar seus alunos?

Resposta: A observação cotidiana da participação dos alunos nas atividades, na socialização das atividades realizadas em casa, em fim o todo.

Metodologia de ensino


1-Qual(is) o(s) procedimento(s) metodológico(s) você acha mais eficaz a ser aplicados em sala de aula? Isto é, qual a metodologia de ensino que usa mais?

Resposta: Uso uma metodologia do construtivismo pois através da observação percebo o desenvolvimento da construção da aprendizagem de cada aluno, não deixando de lado o método tradicional como base desta construção.


2- Na sua aula, como seus alunos participam? E, como se dá a interação entre aluno x professor, em sala de aula?

Resposta: Meus alunos participam de forma dinâmica, seja em grupo ou individual, o principal objetivo é a socialização entre eles, e uma boa interação com o professor baseada em respeito, harmonia e com laços afetivos.  


3- Você prefere que os alunos utilizem nos seminários ou trabalhos em sala de aula?

Resposta: Sim, pois facilita a interação entre eles.


Específica


Que mensagem você deixaria para os alunos de licenciatura em biologia, quanto seu papel social?

Resposta: Dedique-se pois a formação biológica do ser humano é ser crítico, pensante capaz de desenvolver suas habilidades na formação individual e coletiva na sociedade que vivemos.


Entrevista: Professora Sandra Figueiredo.

Postado por: Silvana Simone.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Resumo da aula 27/10/2011.

A aula iníciou com uma revisão em slide da construção do currículo e nele foi abordado o perfil do aluno na disciplina onde deve estar de acordo com matéria didática, revisamos a elaboração do plano de ensino onde o papel do professor é fundamental para uma boa aplicação da didática na sua sala de aula sem fugir das normas da instituição de ensino.

A professora Renilze abordou os valores importantes para a construção dos objetivos educacionais na escola, sem fugir das normas da legislação do sistema educacional, que tem a finalidade de abordar os assuntos de maneira que os alunos tenham uma melhor concientização do aprendizado.

O plano de aula deve ser dividido em intencional quando é para formar o aluno diante da aula, e sistemático quando o professor utiliza o sistema lógico.

Os conteúdos são aplicados pelo professor de várias formas: conceitos, idéias, fotos, pesquisa, princípios, legislação, atitudes, valores, regras, métodos, conhecimentos, etc. Todas essas formas de conteúdos devem ser investigados para uma melhor visão crítica da sociedade onde seram aplicados e comprovados pelos alunos.

Os métodos de ensino devem ser aplicados dentro do contexto da realidade social do aluno, trabalhando as dificuldades de aprendizado e mostrando que os métodos devem ter objetivos claros para obter uma melhor compreenção dos assuntos abordados em sala de aula.

Em seguida a professora pediu para a turma se dividir em dois grupos onde elaboramos perguntas para a construção do questionário a ser abordado na entrevista com o professor, que deve ser individual com um professor de biologia.


Postado por: Silvana Simone, Janaína Bezerra.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Resumo da aula do dia 26/102011.

A aula iníciou com a divisão dos alunos na sala de aula em dois grupos, onde o primeiro grupo observava e o segundo grupo fazia verbalização dos capítuos 6 e 7 de Libâneo. Em seguida foi realizada a troca o grupo que observou fez a verbalização e o outro fez a observação.

Realizamos debates sobre os assuntos dos capítulos 6 e 7 de Libâneo como se nós estivérssemos na sala dos professores, analisando a importância dos objetivos gerais e específicos, dos conteúdos e a importância da produção dos conhecimentos dos alunos. Aprendemos como selecionar o conteúdo dentro do contexto do programa da escola, não esquecendo das dificuldades de aprendizado dos alunos e do seu contexto de vida social.

A professora destacou como devemos atingir os objetivos do ensino e os métodos de ensino, como por em prática os processos de aprendizagem para todas as matérias de forma simples, lógica e dinâmica para os alunos, fazendo com que o professor tenha bons resultados na sala de aula.

O debate foi bastante construtivo para todos os alunos presente na sala de aula.


Postado por: Silvana Simone, Janaina Bezerra.