segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Questões do dia 20/10/2011

1º  No vídeo " Aprender a Aprender " que posturas assumidas pelo educador você acha coerente para uma prática pedagógica na sala de aula ? Justifique sua resposta.

 Resposta: No vídeo o professor incentiva ao seu aluno a construir e produzir através de seu conhecimento. O ensino do professor é fundamental na hora de ser um facilitador de conhecimentos, sua forma de ensinar é prática e fácil assimilar, a responsabilidade e experiência que possui da matéria é fundamental para a formação pedagógica do aluno. Tudo que o professor ensina é uma bagagem rica para o desenvolvimento e crescimento pessoal do aluno.

2º Diante do tema " a intencionalidade do ensino", que apontam Veiga e Castanho, no livro "lições de didática" (cap 1 e 2), quanto ao papel do educador?

Resposta: O papel do educador é observar e acompanhar o aprendizado do seu aluno, visando obter bons resultados. Sua forma de ensinar deve ser sistemática, o professor deve ensinar trocando afetividade e idéias com seus alunos. Ensinar é construir conhecimentos com uma boa metodologia, é fazer um planejamento didático de forma organizada e que se torne participativa entre os alunos, mesmo diante dessas intenções que o professor apresenta ele formará bons cidadães de uma sociedade que vivemos.

3º Qual o valor de conhecer as concepções psicológicas sobre o "conhecimento" para a prática pedagógica?

Resposta: É um valor muito importante, pois vamos carregar este conhecimento e aprendizado para a vida toda. O aprender é supremo a medida que sabemos e que utilizamos a prática pedagógica de forma certa, nos motivamos para aprender novos conteúdos e conhecimentos que vamos levar para o nosso contexto social, tudo que aprendemos na didática da sala de aula é gratificante para o professor e para o seu aluno desde que o conhecimento seja aproveitado de forma construtiva .

Postado por: Silvana Simone, Janaina Bezerra, Josilene Maria.


4º Qual o valor de conhecer as concepções psicológicas sobre o "conhecimento" para prática pedagógica?

Resposta: Silvana: A pessoa tem a capacidade de avaliar o seu conhecimento através da prática pedagógica passada pelo seu professor, o aluno é incentivado a construir conhecimentos e colocar em prática essa formação no seu meio social, de forma que possa ocorrer a troca de conhecimento e desenvolvimento psicológico no seu contexto social de onde estes alunos morram. Eles enriquecem seu vocabulário e aprende a escrever de forma que expresse o conteúdo de seu aprendizado. Todo conteúdo deve ser passado de forma harmonioza para uma melhor assimilação dentro da sala de aula.

Resposta : Janaina: O valor das concepções psicológicas em relação dos conhecimentos e práticas pedagógicas, é o professor reconhecer que os alunos tem outras necessidades que muitas vezes não está relacionado com a disciplina apresentada pelo professor em sala de aula, é tentar manter uma relação harmonioza das necessidades dos alunos com as disciplinas e o meio social dos alunos.


domingo, 23 de outubro de 2011

Resumo da aula 2010/2011

Assunto abordado em sala de aula.

 A aula teve início com apresentação de seminário com o tema: Tendências interacionistas: Onde abordou o emperísmo, aprimorísmo, interacionísmo e o construtivismo.
 O assunto abordado foi a  psicologia da educação onde a teoria de Jean Piaget e Vygotsky, Wallon foi lembrada em sala de aula.  
 Na visão de Jean o aluno tem que participar na sala de aula com muita atenção e ser  participativo, explicando a origem do desenvolvimento cognitivo desde criança a adolescente ou seja ele cresce com a inteligência e expressa seus sentimentos de forma construtiva na sala de aula.
 Já na teoria de Vygotsky o aprendizado se constroí de dentro da sala de aula para fora no seu meio social.
 Em seguida a professora Renilze explica a teoria de Jean Piaget, onde o conhecimento se constroí mutuamente entre o professor e o aluno, já para Vygotsky o desenvolvimento biológico é fundamental para o aluno na sua vida escolar, e Wallon o indivíduo é como um todo ele precisa trabalhar o seu estado físico e emocional para um melhor aproveitamento no seu contexto social, buscando aprimorar e colocar em prática o aprendizado.


Postado por : Silvana Simone, Janaína Bezerra, Josilene Maria.  

Resumo da aula 19/10/2011

Apresentação de seminários:  Baseados nas tendências pedagógicas.

 Na tendência liberal tradicional a escola prepara os alunos nos aspectos moral e intelectual para assumir sua posição na sociedade. Este conhecimento é um direito de todos alunos, mesmo aqueles que apresentem dificuldades de aprendizado são capazes de aprender e se igualar aos outros alunos capazes.

Os métodos são centrados na exposição verbal da matéria, suas atividades de fixação é a repetição de conceitos para uma melhor memorização, e a relação professor e aluno é totalmente formal predominando a autoridade do professor na sala de aula.

Na tendência progressista renovadora a relação do aluno com o professor é positiva e democrática a escola  prepara o aluno para as necessidades do meio social. Sua metodologia é baseada em pesquisas e descobertas, sendo avaliadas de forma qualitativa.

 Tendência tecnicista a relação professor aluno é de forma objetiva com papéis definidos. Sua metodologia é fundamentada na transmissão de informações. A escola trabalha o comportamento humano, e utiliza manuais de ensino elaborados por especialistas na área para formar boa mão-de-obra para a sociedade. Suas avaliações são verbais e objetivas.

 Tendência libertária o aluno e o professor possuem o poder de decisão. Sua avaliação valoriza a produção  do aluno, a escola valoriza a aprendizagem informal e sua metodologia é autogestão quando as matérias são colocadas a disposição dos alunos sem cobra-los.

  A tendência libertadora foi baseada na tendência de Paulo Freire, onde retrata a relação dialógica do professor e o aluno, com uma metodologia formada por grupos de alunos onde discutem os temas que são geradores de estudo, com objetivo de transformar uma sociedade instruída.

 Na tendência crítico-social o professor e o aluno trocam idéias e conhecimentos, sua metodologia é a interação de conteúdos com a realidade social. A escola ensina ao aluno a ver o mundo adulto e suas contradições. Sua avaliação é problematizada nos conteúdos para o aluno poder resolver com seus conhecimentos adquiridos na escola.

 Postado por : Silvana Simone, Janaína Bezerra, Josilene Maria.

domingo, 16 de outubro de 2011

Resumo da aula dia 13/10/2011

A aula foi iniciada com a pergunta: Como você faz para aprender o conteúdo?
Os alunos responderam como cada um se programava para estudar, em seguida houve um debate em sala de aula onde cada aluno expôs suas maneiras de aprendizagem.
Em seguida a professora Renilze expôs um filme que retratava o processo de aprendizado e o papel importante do professor diante desse processo.
A história iniciou com um aluno que queria aprender a fazer jarros. No começo ele pede ao professor para lhe ensinar, o professor ensina como construir e deixa o menino tentar fazer sozinho, o menino tenta várias vezes não consegue, o professor insiste que ele faça sozinho, depois de várias tentativas o menino consegue fazer o jarro do mesmo jeito do molde do seu mestre, seu professor fica satisfeito ao ver que ele conseguiu através do seu próprio conhecimento.
Em seguida o professor ensina a mágica de com fazer jarros, que eram feitos com amor, dedicação do mesmo jeito que deve ser feito o processo de aprendizagem.
O aluno aprende e constrói os conhecimentos junto com o professor, através da sua didática.
Os alunos em sala de aula comentaram os seus pontos de vista com relação ao filme, em seguida revisamos os capítulos 1 e 2 de Veiga através de slides.

Postado por: Silvana Simone, Janaína Bezerra, Josilene Maria.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

V encontro FAFIRE. Formação integral é formação para cidadania.

Cidadania, Cultura Popular e Turismo Cultura


Palestrante: Darciel Santos


27/09/2011 - No ECOTUR foram abordados os assuntos:
A Cultura Popular, Patrimônio e Cidadania.
A cultura veio através das tradições e costumes que foram passados de geração à geração.
São culturas de pessoas de diferentes regiões com comportamentos crenças e opiniões diferentes no contexto do ambiente onde vivem. O turismo preserva essas raízes do povo. Exemplo: A cultura tribal, o carnaval de Pernambuco, musicas de frevo.
A cultura vem perdendo sua origem devido ao capitalismo que vem crescendo e modificando toda uma história de grande importância no enriquecimento cultural. A cultura é um patrimônio espontâneo, popular de uma sociedade e de um estado.
Cidadania - É um direito designado à todos os cidadões que moram numa cidade e que cumprem seus deveres, tendo o direito de realizar o turismo, respeitando as tradições locais de onde estejam visitando.


Palestrante: Profº Eduardo Fonseca - Fafire e Profª Ana Vila Nova - Fafire
Mediadora: Shalimar Gonçalves - Fafire

28/09/2011 - Democracia, Ética, Cidadania e Responsabilidade Social são conceitos que fazem parte da vida do cidadão com a responsabilidade de viver dentro de uma sociedade. Esses conceitos aprendemos no convívio em nossas casas, em sala de aula onde colocamos em pratica com responsabilidade e compromisso de promovermos uma educação junto com a cidadania que é um direito de todos com igualdade social.


Debatedores: Profª Andréa Karla - Fafire, Profº Múcio Banja - Fafire e Profº Jorge José - Fafire

29/09/2011 - O tema meio ambiente e sustentabilidade foram apresentados com o filme: O Lixo Extraordinário, retratando o trabalho do artista plástico Vik Muniz, no aterro sanitário de Jardim Gramacho, que fica situado na periferia do Rio de Janeiro.
Vik focou os catadores de materiais recicláveis mostrando seu convívio onde a dignidade é desprezada e enfrentando muitas barreiras dentro de uma sociedade, esse tema foi abordado para expor a importância e a necessidade de analisar novas maneiras de destinar os resíduos sólidos, sem prejudicar a população que sobrevive desses resíduos.

Todos os encontros foram fundamentais para o processo informativo e cultural na formação de professores, de uma forma concreta onde ocorreram trocas de conhecimentos entre os alunos e palestrantes.


Postato por: Janaína, Josilene e Silvana Simone.


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dinâmica: Das balas

Objetivo: Estimular o trabalho em equipe.

Materiais: Uma bandeija e balas de acordo com o número de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeija.

Procedimento: Forrma-se um círculo, diga então aos participantes: Vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar as mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca.
Os participantes ficam loucos, pensando como fazer isso, é interessante colocar a bandeija no chão.
Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca.
Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos, a desembrulhe e coloque na boca do outro.
.